Envelheço na cidade

Se deus é brasileiro, então São Pedro é jaraguaense. Só isso explica o quanto chove nessa terra abençoada e o quanto a gente gosta daqui mesmo com esse clima mais propício aos anfíbios do que aos humanos.

Aqui, reclamamos mais do tempo do que ingleses e americanos de Seattle (seatlenses?) juntos. Se chove dias seguidos, ficamos com um humor do cão. Se o sol brilha por uma semana, já ficamos com medo da seca, embora um fenômeno desses seja mais improvável que cupim morrer da fome em madeireira.

(Aliás, “morrer da fome” é uma das expressões típicas jaraguaenses mais legais)

O que importa é que mesmo a chuva cancelando o desfile comemorativo do aniversário (surpresa!) ou enchendo demais os rios e a paciência, uma coisa ficou bem clara desde o primeiro dia que entrei na cidade: Jaraguá envolve.

Não sei se é a entrada da cidade que vai revelando aos poucos o que ela tem a oferecer, ou se é essa mistura de rio e trilho, de ruas estreitas e um centro que parece feito em espiral, atraindo tudo e todos como se fosse o triângulo das bermudas.

Quando me fixei na cidade de vez, comprando casa e carro, transferindo título de eleitor e levando a esposa para dar a luz no hospital do morro, descobri o prazer da vida nos bairros. Uma vida quase rural, de quintal, cachorro, horta e trilhas. Vida de chinelo e bicicleta, de carros de luxo recém lançados e pequenas fazendas de donos velhinhos que falam um alemão abrasileirado.

Essa é a Jaraguá que eu estou conhecendo há quase 15 anos. Uma cidade que se abre aos poucos, que sempre tem uma surpresa guardada e que muda rápido. Rápido como o tempo vira e o sol volta a esquentar as coisas. Quer saber? Em Jaraguá nem chove tanto assim. E é muito bom de se viver.

PS. A cidade que faz aniversário no mesmo dia do escritor e do padroeiro dos motoristas não nega a coincidência. Tem uma vida literária agitada, um número de jornais e revistas muito acima da média de cidades do mesmo porte e motoristas habilidosos e arrojados. Talvez até demais, mas deixa quieto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s