O Pilates

Imagem

Nós, seres humanos, somos uns teimosos. Queremos as coisas do nosso jeito e vamos adaptando o mundo conforme vai dando na nossa telha.

Mas antes das cavernas, vivíamos em árvores, balançando pra lá e pra cá e de vez em quando quebrando um galho. Mas a teimosia fez com que a macacada reunida descesse para o chão, começasse a andar ereta e o estrago foi feito: na coluna.

Não tem ninguém nesse mundo que não tenha tido uma dor nas costas na vida. Minha porção de problemas na coluna é um pouco maior, já que eu sou um pouco maior do que a média.

Sabe bambu que vai crescendo até que enverga na ponta? Esse sou eu. Depois de muito tempo enrolando, finalmente me matriculei no Pilates, seguindo sugestão de médicos, fisioterapeutas, amigos, parentes e macacos em geral.

O Pilates está tão na moda que já abriu espaço para variações e releituras típicas do mercado de fitness, que precisa sempre inventar uma novidade para atrair clientes preguiçosos.

Porque tem uma turma que adora novidade. Claro que essa turma se divide em dois: os que realmente praticam a novidade até aparecer uma mais nova, e os que acham que só fazendo a matrícula já queimam 1 milhão de calorias.

Mas se você está pensando em fazer Pilates de raiz, aquele inventado na I Guerra Mundial, eu recomendo. Recomendo que você leia antes esse pequeno guia pra saber o que te espera. Pra facilitar, dividi em 3 tipos de exercícios:

Rocky, o lutador

É, meu amigo, minha amiga, quem pensa que Pilates é só alongamentozinho tá muito enganado. Tem horas que Eye of the Tiger fica tocando na sua cabeça enquanto você sente que tá no meio do nada, na neve, fazendo abdominal com um tronco de árvore. Todo o cenário e a trilha sonora são imaginários, menos a dor no abdômen, que é bem real e vai te acompanhar por mais uns 2 dias.

Cirque du Soleil

Um pé na frente, apoiado no aparelho extensor; o de trás fica em ponta equilibrado na bola, vira a cabeça 45 graus, a mão esquerda descreve um arco voltaico enquanto a direita segura no calcanhar de Aquiles: agora mexe a sobrancelha 10 vezes pra cada direção. Quero ver você conseguir.

Marques de Sade

Você será preso por cordas e ficará em posições humilhantes: de 4, pernas arreganhadas como se fosse um exame ginecológico, deitado. E vai suar, vai tremer de tanto esforço e vai gostar. Vai gostar muito e isso é preocupante.

Última dica: além de ótima atividade física, lembre que o Pilates é atividade mental. Rir de si mesmo quando não consegue fazer uma posição é fundamental. Assim como tentar de novo.

Só não demonstre muita empolgação com exercícios novos, porque senão você pode virar cobaia de professor criativo.

Anúncios

One response to “O Pilates

  1. kkkkkkkkkkkkkkk essa última frase é sensacional!!!! mas procure o lugar certo, pois muitos acham que estão fazendo pilates mais na verdade não estão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s